Educação Financeira

5 formas de ganhar dinheiro com caminhão

29 Mar 24
3 min

Quer saber como ganhar dinheiro no mercado de caminhoneiros autônomos? Então clique no nosso artigo e confira estas cinco dicas que podem ajudá-lo!

Trabalhar como caminhoneiro, ainda mais atuando de forma independente, não é uma tarefa das mais fáceis. 

Conseguir os fretes, negociar um preço justo e gerenciar o faturamento, essas são algumas das muitas funções a desempenhar quando se é dono do próprio negócio. Por isso, é importante sempre pensar em como ganhar dinheiro com caminhão.

Se este é o seu caso, fique tranquilo! Conheça 5 dicas para você encontrar formas de aumentar seu faturamento. Confira!

5 formas de ganhar dinheiro com caminhão

1.   Utilizar os aplicativos de frete

Os aplicativos de frete são excelentes meios para o caminhoneiro autônomo ganhar dinheiro com caminhão. 

Com ele você encontra vários clientes que precisam de frete reunidos em um único lugar. A pessoa interessada anuncia a carga a ser transportada, com data hora e local, depois recebe as propostas dos caminhoneiros interessados em prestar o serviço.

A vantagem dos aplicativos é que eles permitem você entrar em contato com clientes das mais diferentes regiões do país. Além disso, não é necessário investir em propaganda ou ter um escritório para atendimento.

Conheça os principais aplicativos disponíveis:

  • Truckpad: Seu funcionamento é parecido com uma página de classificados. Este app é gratuito e não têm intermédios;
  • Quero Frete: Basta baixar o aplicativo, se cadastrar e começar a enviar ofertas aos fretes que você escolher. Pode ser usado pelo computador ou smartphone;
  • FreteBras: Ao acessá-lo você vê um mapa e pode conferir o que está disponível nos estados. Há também informações como os nomes das empresas contratantes, origem e destino das cargas;
  • BuscaCargas: Nele o usuário coloca a sua localização, que oferece uma lista com todos os fretes disponíveis pela região. Quem tiver interesse combina diretamente com a empresa os valores.

2.   Fazer transporte de cargas sensíveis

Cargas sensíveis ou perigosas geralmente costumam ter maior valor agregado no preço do frete, oferecendo melhor margem de lucro para o caminhoneiro. 

São alguns exemplos desse tipo de transporte:

  • Produtos inflamáveis;
  • Químicos;
  • Gás natural.

Porém, para fazer o frete dessas cargas é preciso cumprir as exigências da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT). 

Uma delas é ter sido aprovado em curso específico para condutores de veículos utilizados no transporte de produtos perigosos. Também deve portar documento fiscal contendo as informações relativas aos produtos transportados.

Além disso, o caminhão deve ser adequado ao tipo de produto que será fretado. Por fim, é necessário ter o Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV), ambos do Inmetro.

 3.   Trabalhar com caminhão agregado

Agregar seu veículo é uma boa maneira de ganhar dinheiro com caminhão. Isso porque o caminhoneiro autônomo trabalha de forma fixa para determinada empresa, realizando os fretes por um valor previamente acordado. 

Ou seja, você fideliza a prestação de serviços com uma empresa de transporte, porém não tem vínculos empregatícios com ela. Desta maneira, ainda segue livre para fazer outros serviços.

Além disso, muitas vezes o caminhoneiro pode contar com o apoio operacional da empresa que o contrata. Há casos, por exemplo, que ele até consegue contar com a manutenção do próprio caminhão por conta da transportadora contratante.

 4.   Procurar fretes de retorno

Contar com um frete de retorno ajuda o caminhoneiro autônomo a pagar as despesas da volta para a casa, além de melhorar o faturamento. Lembra da nossa primeira dica, sobre o uso de aplicativos para frete? Com certeza você pode encontrar boas oportunidades em algum deles.

É sempre bom reforçar que é preciso ter planejamento para que as rotas, e datas, sejam cumpridas conforme o combinado.

5.   Diversificar os serviços prestados

O transporte de cargas oferece uma vasta gama de tipos de serviços a prestar. E o caminhoneiro autônomo deve estar atento a todas as oportunidades e tendências para poder ganhar dinheiro com caminhão.

Se você tem um caminhão-baú, por exemplo, pode usá-lo para fazer mudanças residenciais. Já no caso de um graneleiro, é possível transportar produtos como peças, maquinários leves ou materiais de construção.

ACESSE A PLANILHA DE CONTROLE DE FROTA!

--

Algumas dicas como essas podem ajudar você a melhorar seu faturamento mensal. Se você gostou deste assunto e quer acompanhar outros similares, confira muito mais no blog do Consórcio Iveco!

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!