Dicas da Iveco

6 dicas para economizar o combustível do seu caminhão

29 Mar 24
3 min

Preocupado com a saúde financeira do seu negócio? Confira dicas práticas de como reduzir um dos custos que mais pesa para quem trabalha com caminhão: o diesel.

 

Estar atento aos custos é um dos pontos mais importantes para a sustentabilidade de qualquer negócio. E, quem trabalha com caminhão, sabe o quanto o preço do diesel reflete no seu orçamento!

Por isso, equilibrar as contas no fim do mês precisa seguir alguns passos básicos. Uma das formas para isso é economizar o combustível do seu caminhão.

Com dicas simples, é possível chegar a bons resultados. Confira as recomendações que separamos para contribuir com a saúde financeira do seu negócio. Boa leitura!

1 – Faça o planejamento das rotas

Nada pior do que ficar preso num congestionamento em horário de pico, não é mesmo? Por isso, o planejamento de rotas deve levar em consideração o trânsito local, as condições das pistas e o melhor momento de saída para evitar o tráfego pesado.

Hoje em dia, vários softwares ajudam na questão, evitando o desperdício de combustíveis - como o diesel - e melhorando a gestão da frota.

2 – Deixe os pneus sempre calibrados

Essa dica faz toda a diferença para economizar o combustível do seu caminhão. Isso porque pneus com a calibragem inadequada afetam o desempenho do veículo, obrigando o motor a trabalhar mais.

Como uma coisa leva a outra, o motor acaba consumindo muito diesel – esse aumento pode chegar até 20%!

Ah, e outra informação importante: os pneus murchos também têm a vida útil reduzida.

3 – Troque as marchas corretamente

Saber a hora certa de trocar as marchas evita a perda de velocidade ou aceleração brusca.

Outro ponto em que muitos motoristas erram é descer estradas em declive sem o uso de marchas para gerar economia. Mas, na verdade, o efeito é contrário, já que o motor interpreta que está em marcha lenta - o que consome mais diesel.

Além disso, pode colocar o motorista em risco, uma vez que não pode contar com o freio motor.

4 – Controle a velocidade do caminhão 

É verdade que quanto maior for a sua velocidade, mais diesel o caminhão usa para se deslocar. Porém, sempre é bom lembrar desta dica!

E aí vai um alerta em números: segundo cálculos, se o veículo está indo em uma velocidade alta, o gasto do combustível aumenta ao dobro da velocidade. Ou seja, o uso não é nada otimizado.

Sendo assim, vale a pena andar com calma pelas estradas. Sem falar que, ao ultrapassar a velocidade estabelecida, o motorista também está sujeito a multas.

5 – Evite o excesso de carga

Para economizar o combustível do seu caminhão, também é fundamental estar atento ao excesso de carga.

Além de estar infringindo a lei, encher demais o baú sobrecarrega o sistema de suspensão e os pneus. Inclusive, exige mais do motor, levando ao maior gasto com diesel.

6 – Lembre-se das manutenções preventivas

As revisões garantem uma melhor performance do caminhão e ajudam a evitar gastos ainda maiores.

Leve à risca a troca de fluídos, a substituição de filtros e a manutenção do sistema de resfriamento. Com isso, o consumo de diesel se mantém próximo ao estipulado pelo fabricante, além de garantir a segurança de quem dirige.

Quer mais dicas sobre os cuidados com caminhões? Continue acompanhando nosso blog e fique bem informado. Até a próxima!

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!