Dicas da Iveco

8 cuidados para ter com o seu caminhão

19 Apr 24
3 min

Os cuidados com o caminhão garantem a durabilidade do veículo e mantém a segurança de todos na estrada. Confira os itens que não devem ser esquecidos.

Dar mais atenção à manutenção de um veículo pesado é fundamental para que ele funcione bem. Essa prática, sem dúvidas, ajuda a evitar gastos desnecessários e contribui também para a segurança de todos na estrada.

Neste post, apresentamos 8 cuidados com o caminhão para manter o seu veículo em dia.

Conheça 8 cuidados com o caminhão para implementar já

1. Não sobrecarregue seu caminhão

Distribua a carga de maneira que o seu peso fique perfeitamente equilibrado. Isso evita a instabilidade do veículo, o que pode resultar em algum acidente. Uma outra questão é que a sobrecarga pode gerar desgastes nos componentes do caminhão, exigindo a manutenção constante das peças.

2. Verifique o óleo do motor

O baixo nível de óleo pode causar uma série de problemas para o caminhão, e você pode até ficar na mão em meio a uma entrega. Então, fique atento quanto à indicação eletrônica do nível no painel. Quando o alerta for constante, é possível que o motor esteja com algum problema - e este deve ser reparado o mais breve possível.

3. Cuide das rodas e pneus

Os pneus são alguns dos cuidados com o caminhão que não devem passar em branco. Isso porque a calibragem garante a maior durabilidade dos mesmos, além de prevenir problemas no alinhamento. Pneus descalibrados também elevam o consumo de diesel em até 20%.

O mesmo vale para as rodas, que devem ser balanceadas sempre que aparecer qualquer sinal de vibração no volante durante a viagem.

4. Faça manutenção das luzes e lanternas

Equipamentos indispensáveis para quem viaja à noite, as luzes devem constar na sua lista de manutenção. E a preocupação deve ser tanto com os faróis dianteiros, quanto traseiros. A falta de sinalização no caminhão pode causar acidentes, além de ser passível de multa. E ninguém quer que ocorra alguma dessas situações, não é mesmo?

5. Invista em combustível de qualidade

O combustível também deve fazer parte dos cuidados com o caminhão. Motivos para se atentar a isso não faltam. Um combustível de má qualidade aumenta o consumo de diesel, enfraquece o motor e pode entupir os bicos injetores.

O preço sempre vai pesar na decisão, mas é importante que você avalie também se o posto é de confiança. Na dúvida, pergunte para outros caminhoneiros.

6. Verifique o líquido de arrefecimento

O fluído ajuda a refrigerar o motor e, por isso, não deve ser ignorado. Verifique antes de sair com o caminhão se o nível dele está correto. Pegar a estrada com o fluído de arrefecimento em níveis baixos pode danificar componentes do motor. Sem falar que o superaquecimento pode ter consequências graves. Então, ao perceber algum transtorno com a temperatura, é fundamental procurar um mecânico o quanto antes.

7. Compre peças de qualidade para manutenção

Tentar economizar na manutenção comprando peças de ferro-velho nem sempre é a melhor saída. Afinal, o barato pode sair caro! Adquira peças em boas condições e, de preferência, com garantia.

8. Pratique a direção defensiva

Com todos os percalços que as rodovias do país oferecem, manter a atenção ao volante é indispensável para o motorista. A boa prática não significa só economia de combustível. Ela envolve situações como não fazer frenagens bruscas, passar as marchas moderadamente e não andar na “banguela”.

Quer mais notícias sobre o setor de transportes? Aqui no blog do Consórcio Iveco, você confere muitos outros conteúdos como este.

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!