Dicas da Iveco

Assembleia de consórcio: como funciona?

20 Aug 22
2 min

Você sabe como funciona uma assembleia de consórcio? É um momento bastante importante entre os consorciados. Entenda agora mesmo o que é e quais os tipos!

Você provavelmente já ouviu falar das “reuniões” que acontecem em todos os grupos de consórcio, certo? Elas são chamadas de assembleia, que é quando os sorteios e os lances são apresentados publicamente para o grupo.

E entender como funcionam essas reuniões é importante para quem está pensando em fazer um investimento seguro com a modalidade. Para ajudar você, selecionamos neste texto as principais informações sobre assembleia de consórcio. Acompanhe!

O que são as assembleias de um consórcio?

Fiscalizadas pelo Banco Central, as assembleias de consórcio são reuniões mensais que acontecem entre os consorciados de um grupo junto à administradora. Inclusive, estes grupos só são constituídos após a primeira assembleia, seguindo a Lei 11.795/2008.

Elas são previamente agendadas com o grupo e, normalmente, são bastante esperadas entre os participantes. Isso porque é durante a assembleia de consórcio que os sorteios são realizados e os lances são definidos, resultando em contemplações.

O objetivo principal destas reuniões é justamente este: a contemplação dos consorciados. Mas, nestes eventos, também são decididos os representantes do grupo e feitas as prestações de conta por meio da administradora. Além disso, outras questões podem ser pauta, desde que o assunto seja interesse exclusivo do grupo.

Vale lembrar que existem dois tipos de assembleia de consórcio: as gerais ordinárias e as gerais extraordinárias.

Assembleias gerais ordinárias

As assembleias gerais ordinárias acontecem mensalmente, com datas e locais agendados previamente pela administradora do consórcio. Ainda, um calendário é fornecido pela empresa para que os participantes acompanhem.

Nelas, as definições de lances, os sorteios dos contemplados e a prestação de contas de tudo o que foi arrecadado são feitos. Além disso, os números de consorciados contemplados e ainda a contemplar são apresentados, entre outras demandas que envolvam o grupo.

Assembleias gerais extraordinárias

Esta, como o próprio nome sugere, é uma assembleia de consórcio extra. Tudo que seja de interesse exclusivo do grupo, para além da Assembleia Ordinária, poderá ser submetido à apreciação de todos.

Por exemplo, se caso surgir a necessidade de votação para prorrogação do prazo do grupo, a Assembleia Extraordinária poderá ser convocada. Como não faz parte do calendário prévio, a iniciativa de realizá-la pode ser da administradora ou por parte dos consorciados, desde que conte com pelo menos 30% do total do grupo.

Formatos de assembleia

A assembleia de consórcio pode ocorrer tanto de modo presencial quanto online. Muitas administradoras fazem as reuniões presencialmente, convocando todos os membros para participarem. Porém, o formato online tem sido bastante usado, pois permite o acompanhamento de onde estiverem.

Assembleias presenciais

Neste caso, as assembleias, tanto as ordinárias quanto as extraordinárias, são registradas por meio de atas legalizadas, que são redigidas pela administradora. Nas atas de cada assembleia deve constar um relatório de todos os assuntos abordados em reunião, com as definições e os procedimentos realizados.

Assembleias online

Já no formato online, o consorciado só precisa ter boa conexão à internet para acompanhar as reuniões. As administradoras possuem uma plataforma online e é por meio dela que as assembleias acontecem, em ambientes virtuais. Além disso, elas podem ficar gravadas para acesso posterior.

E, então, agora você já sabe como funciona a assembleia de consórcio, que tal fazer uma simulação e ver os benefícios deste investimento?

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!