Educação Financeira

Como juntar dinheiro para comprar um caminhão?

29 Mar 24
3 min

Quer comprar um caminhão, mas não tem o valor total para investir? Clique no artigo e confira algumas dicas para começar juntar dinheiro hoje mesmo!

Comprar um caminhão é algo que não sai barato, e juntar dinheiro para isso pode ser um desafio para muitas pessoas. Se você tem este objetivo, mas não possui o valor total para investir atualmente, continue lendo este conteúdo!

Vamos apresentar ao longo do texto 4 dicas para economizar e comprar um caminhão e, inclusive, uma opção que não envolve financiamento.

Afinal, quanto mais rápido você conseguir adquirir o veículo, mais rápido também será o retorno financeiro. Boa leitura!

4 dicas sobre como economizar para comprar um caminhão

1 - Tenha um controle de seu orçamento

Quem acompanha de perto suas despesas e receitas consegue ter uma melhor visão de suas movimentações financeiras. E ela é fundamental quando o assunto é poupar dinheiro para adquirir um bem de maior valor, como um caminhão.

Se você não tem o hábito de anotar seus gastos, esse deve ser seu ponto de partida. Faça o registro de todas as despesas, sejam elas pagas em dinheiro, débito ou crédito. E inclua até as menores compras, como o cafezinho que você toma no posto.

Talvez, num primeiro momento, você até se assuste com a quantidade de pequenos gastos. Porém, isso vai servir para identificar o que cortar e onde economizar para juntar mais dinheiro.

Existem diversos aplicativos que auxiliam nessa tarefa, confira alguns!

2 - Defina seus objetivos

Imagine você pegar a estrada sem saber por qual caminho vai passar ou aonde mesmo o destino final. É bem possível que esta viagem acontecerá imprevistos ou atrasos, certo? O mesmo acontece quando não temos objetivos definidos.

Por isso, faça o exercício de identificar e elencar todas as suas metas e quais caminhos você tem que tomar para alcançá-las. Assim vai ficar mais fácil definir cada passo e correr atrás das suas prioridades.

3 - Fique atento aos gastos desnecessários

Cortar gastos desnecessários é a primeira coisa a fazer quando se quer comprar um caminhão novo. Até porque é nas compras supérfluas que o dinheiro tende a desaparecer.

Uma boa dica neste caso é perguntar a você mesmo se aquela compra é realmente necessária no momento. Se ficar em dúvida, aguarde alguns dias para efetivá-la. Assim dá tempo para analisar se era só vontade ou necessidade.

4 - Pesquise as opções antes da compra

Antes de comprar um caminhão é importante também avaliar as opções que o mercado oferece. É claro que comprar à vista é bem mais vantajoso, mas se você não tem todo o dinheiro em mãos, precisa buscar alternativas.

Por exemplo, se você consegue esperar um pouco, uma boa alternativa é optar pelo consórcio. Diferente do financiamento, nesta modalidade você não paga juros e as taxas são bem menores que as praticadas pelos bancos.

Similar a uma poupança coletiva, o consórcio reúne um grupo de pessoas com o interesse comum em comprar determinado bem. Para isso, elas contribuem todos os meses e concorrem ao sorteio em condições iguais.

Esta modalidade é bem menos burocrática e totalmente segura. Dependendo da administradora de consórcio, você pode inclusive dar seu caminhão usado como lance para adiantar sua contemplação.

--

Que tal aproveitar para fazer uma simulação no site do Consórcio Iveco e conferir o quão perto pode estar seu próximo caminhão? É rápido e fácil!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!