Dicas da Conseg

Como saber a hora certa para trocar o caminhão?

02 Apr 20
3 min

Está em dúvida se essa é a hora certa para trocar o caminhão? Confira, neste artigo, alguns pontos que são importantes para levar em conta nesta situação.

Você sabe quando é a hora de trocar o caminhão? Afinal, ele é a ferramenta de trabalho e o principal companheiro do motorista. 

Mas isso envolve a questão financeira, que também pesa em boa parte na tomada de decisão final. Ao mesmo tempo, um veículo que exige muita manutenção pode estar atrapalhando seus ganhos ou colocando você em risco.

Para ajudá-lo a entender se este é o melhor momento ou não para trocar de caminhãopreparamos um conteúdo especial. Ele traz 5 sinais que indicam se é a hora certa de dizer adeus ao seu velho companheiro de estrada. Confira!

5 sinais de que você deve trocar seu caminhão

Problemas mecânicos frequentes

Todo caminhão está sujeito a problemas mecânicos. Mas quando eles ocorrem com certa frequência, é preciso estar atento. Isso porque os gastos podem consumir todo o seu lucro. Quando as peças de reposição são difíceis de encontrar,  agrava ainda mais a situação. Até por conta dos consertos paliativos, que não resolvem o problema definitivamente.

Tecnologia ultrapassada

A tecnologia vem revolucionando o transporte de cargas. Computadores de bordo, sistema de navegação por GPS e câmeras traseiras, que ajudam nas manobras, são algumas das facilidades que ela proporciona aos caminhoneiros.

Isso sem falar que os motores mais novos emitem menos poluentes e também economizam combustível. Esses e muitos outros recursos, sem dúvidas, fazem a diferença no dia a dia e pesam na hora de trocar um caminhão.

Excesso de barulho

Caminhões antigos ultrapassam o nível de ruídos ideal para uma jornada de trabalho. Um estudo indica que a exposição excessiva ao barulho dos motores contribui até mesmo para altas incidências de perda auditiva. Sem falar que o desempenho do motorista também é afetado na medida em que o som se torna um incômodo permanente.

Se esse é o seu caso, talvez esteja na hora de trocar o caminhão e investir num veículo mais novo, que ofereça menos riscos à saúde.

Performance comprometida

Todos os bens de consumo, como no caso do caminhão, têm uma vida útil. Com o desgaste causado pelo tempo, é quase inevitável que a performance do veículo diminua - por mais que sejam feitos os consertos necessários. E isso pode refletir diretamente no desempenho do seu trabalho, comprometendo os prazos e a qualidade de serviço.

Alteração no tipo de frete

A troca do tipo de frete é outra possibilidade que você deve avaliar ao trocar de caminhão. Por exemplo, o transporte de alimentos congelados exige um modelo de veículo. Já quem sofre aumento no volume de carga precisa de um veículo que aguente mais peso e ofereça mais espaço.

Por que é necessário trocar de caminhão?

A legislação de trânsito não estabelece a vida útil de um caminhão. Mas um projeto de lei já circula pela Câmara e pretende fixar em 30 anos para a renovação da frota.

Se o seu veículo tem uma boa idade, é importante se preparar para trocar de caminhão. E essa escolha passa, é claro, por um planejamento eficiente.

Para isso, o consórcio é uma excelente opção, pois possibilita dividir o valor da compra e ainda não possui juros. Você também não precisa de um valor para a entrada. Ficou interessado? Faça uma simulação em nosso site e confira as demais vantagens!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!