Dicas da Iveco

Como se proteger do sol durante o trabalho nas estradas

27 Apr 24
2 min

Você fica muito tempo exposto ao calor? Para evitar riscos à saúde, selecionamos algumas dicas necessárias sobre como se proteger do sol durante o trabalho!

As altas temperaturas do verão trazem dúvidas de como se proteger do sol durante o trabalho para quem fica muito exposto.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) afirma que o câncer de pele é muito comum no Brasil, sendo cerca de 30% dos tumores malignos registrados.

Por isso, cuidar da saúde nestes períodos é muito importante. Então, para saber como ter uma vida de caminhoneiro mais saudável, com dias leves e seguros, continue a leitura!

Use protetor solar

O protetor é a principal forma de se proteger contra os raios ultravioleta (UV). Ele deve ser usado em áreas que ficam expostas ao sol: rosto, orelhas, nuca, lábios, peitoral e dorso das mãos.

Além disso, é importante passar 30 minutos antes de ser exposto e fazer a reaplicação a cada duas ou três horas. Reaplique o filtro solar também com mais frequência caso tenha excesso de suor, pois isso reduz a eficácia da proteção.

Proteja os olhos

Claro que os olhos também merecem atenção nesses períodos mais quentes. Portanto, adote a prática de utilizar óculos escuros.

Ainda, para se proteger do sol durante o trabalho, use os óculos mais indicados por especialistas, ou seja, os que possuem a proteção UV e filtram a radiação. Entenda a contribuição de cada cor de lente:

  • lentes cinzas diminuem o brilho sem que haja distorção das cores;
  • de cores amarronzadas são mais confortáveis para quem tem miopia e hipermetropia;
  • as verdes são para quem tem idade acima de 60 anos, uma vez que melhoram a visão;
  • as amareladas auxiliam a visão contra a claridade.

Use roupas leves

Há roupas adequadas para se proteger do sol durante o trabalho. Ao contrário do que muitos pensam, blusas de manga comprida e calças são as mais indicadas para ajudar na proteção.

Além disso, essas peças também precisam ser leves, afinal as viagens são longas. Dessa maneira, aposte em bonés de aba larga e escolha tecidos frescos e confortáveis.

Hidrate-se e mantenha uma alimentação mais leve

Manter uma boa alimentação é fundamental em dias de calor excessivo. Para isso, dê preferência a alimentos mais leves e nutritivos, como verduras, frutas, vegetais e legumes. Também, não se esqueça de beber bastante água durante todo o dia!

Tome cuidado com mudanças bruscas de temperatura

Vale lembrar que é preciso tomar cuidado ao sair do ar condicionado da cabine para o calor de fora. Isso causa um desequilíbrio no estado térmico do corpo, e mudanças bruscas de temperatura precisam ser evitadas ao máximo.

Por fim, não esqueça também de tomar precauções caso o caminhão fique um longo tempo fechado sob o sol, esquentando muito. Nessa situação, o ideal é deixá-lo arejar antes de entrar novamente.

Esperamos ter ajudado você a entender como se proteger do sol durante o trabalho. Não deixe de conferir mais dicas no blog da Iveco!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!