Dicas da Iveco

Consórcio de caminhão: como funciona?

29 Mar 24
3 min

O consórcio de caminhão é uma maneira fácil e garantida de renovar sua frota ou conquistar seu primeiro modelo. Confira todas as vantagens dessa modalidade!

O consórcio de caminhão é uma opção segura e confiável para você conquistar o modelo de que você precisa. Além de permitir que você escolha entre prazos e parcelas viáveis ao seu orçamento, você ainda pode conquistar o seu veículo antes do encerramento do grupo.

Confira as principais informações que vão te deixar a um passo do seu novo caminhão.

Afinal, o que é um consórcio de caminhão?

Esta é uma modalidade de compra baseada na união de pessoas (físicas ou jurídicas) que contribuem mensalmente, ou conforme combinado em contrato, para a formação de um fundo em comum.

O valor poupado é destinado para a aquisição do bem desejado, conforme as contemplações dos participantes do grupo, por sorteio ou lance.

Como funciona esse modelo de consórcio?

Ao optar pelo consórcio de caminhão, o interessado escolhe o grupo e o número da cota. Desta maneira, é definido o crédito, o valor da parcela e o prazo.

As oportunidades de contemplação são iguais para todos os participantes. Mas é essencial destacar que, para participar das assembleias e assim poderem ser contemplados, os consorciados devem estar em dia com o pagamento.

As assembleias acontecem todos os meses e, no caso do Consórcio Iveco, são transmitidas online pelo site, aplicativo e redes sociais. É nesse momento que acontecem as contemplações por lance ou sorteio, seguindo as regras e os detalhes definidos no contrato de adesão. Por isso, é muito importante ler atentamente o documento e tirar suas dúvidas antes de assiná-lo.

Quando contemplado, o consorciado pode receber a carta de crédito para comprar o caminhão desejado. A carta equivale ao dinheiro à vista, ou seja, o consorciado ganha mais poder de negociação na compra do caminhão. Independente da contemplação, o pagamento das parcelas deve continuar até o encerramento do plano ou quitação do valor devido.

Quanto isso custa para o consorciado?

Outra facilidade do consórcio de caminhão é que você escolhe o valor da cota e as parcelas ideais conforme a sua programação financeira.

O valor da parcela do consórcio inclui o valor do crédito, a taxa de administração, o fundo de reserva e o seguro prestamista (quando contratado).

Por que se deve contratar um consórcio?

Facilidade na contratação, sem entrada e sem juros. Essas são as principais vantagens de escolher um consórcio de caminhão. Saiba mais sobre elas:

Não precisa de entrada

Este tipo de consórcio não exige qualquer tipo de entrada ou taxa de adesão. Basta que o participante contribua com as parcelas mensais acordadas no contrato.

Zero burocracia

Não é preciso se preocupar com uma extensa burocracia no consórcio de caminhão. Para fazer o cadastro, basta apresentar alguns documentos de comprovação de renda, faturamento, entre outros. No Consórcio Iveco, por exemplo, por ser um produto de fábrica, esta etapa conta com o apoio da rede de concessionárias, além de ser feita com ferramentas digitais cuidadosamente escolhidas. Esta estrutura agiliza tanto o processo de compra, como o tempo de resposta a possíveis dúvidas.

Nada de juros

No consórcio, não tem juros. A única despesa que o participante assume é a taxa de administração, que é definida no momento da adesão ao consórcio e não muda ao longo do plano. Ou seja, você sabe exatamente quanto esse valor vai custar, do início ao fim.

Gostou de saber como é fácil e seguro fazer um consórcio de caminhão? Faça uma simulação em nosso site e se surpreenda!

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!