Dicas da Iveco

Consórcio ou financiamento: qual escolher?

04 Jun 20
3 min

Como saber qual é o melhor para seu futuro? Confira o comparativo que fizemos para tirar todas as suas dúvidas em relação ao consórcio e financiamento.

 

A compra de um caminhão novo é um grande passo e exige certas escolhas quando não se tem o dinheiro em mãos para o pagamento à vista. 

Nesse momento é que surge a dúvida:  devo escolher um consórcio ou financiamento? Cada modalidade tem suas características que precisam ser observadas criteriosamente.

Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, apontamos neste artigo as vantagens e desvantagens de cada um. Assim, você poderá fazer sua escolha de forma mais tranquila e bem informada. Confira!

Consórcio ou financiamento: vantagens e desvantagens

Vantagens do consórcio

Uma das vantagens do consórcio é que ele não tem juros. Isso porque seu sistema funciona em forma de poupança conjunta, no qual um grupo de pessoas contribui mensalmente. Além disso, não há cobrança de um valor de entrada

Outro ponto forte é que com a carta de crédito na mão você tem um melhor poder de negociação, já que o valor é à vista. Desta maneira, pode conseguir um preço melhor e escolher o modelo que realmente seja do seu interesse.

Por fim, as parcelas cabem no seu bolso. Sem encargos e juros, as prestações são mais leves e você sabe direitinho o que está pagando. Ah, e no caso de receber um valor extra, é possível adiantar sua contemplação dando ele como lance.

Desvantagens do consórcio

Você deve aguardar ser contemplado para poder comprar seu caminhão. Isso pode ocorrer logo no início do consórcio, mas também pode acontecer de ser um dos últimos sorteados. Neste caso, ter disciplina é fundamental.

Vantagens do financiamento

O acesso rápido ao dinheiro é uma vantagem que faz muita gente escolher o financiamento. Claro, isso depois de preencher os requisitos da entidade financeira.

Desvantagens do financiamento

Por causa da cobrança de juros, você corre o risco de pagar muito mais do que o valor original ao final do financiamento. 

Outra questão é a burocracia, já que é preciso apresentar uma série de documentos e comprovação de renda para ter o crédito aprovado, logo no momento de contratação dessa modalidade.

Quem opta por esta modalidade está sujeito também a dar um valor de entrada. Neste caso, você precisa ter certa quantia de dinheiro em mãos no momento da assinatura do contrato.

Saiba como funciona a compra de um novo caminhão por meio do consórcio

Antes de você optar entre o consórcio ou financiamento, é importante avaliar todos os pontos. Caso ainda tenha alguma dúvida sobre consórcio, saiba que esta é uma modalidade simples e prática para comprar um novo caminhão.

O consórcio nada mais é do que a reunião de um grupo de pessoas, que podem ser físicas ou jurídicas, com o objetivo de arrecadar dinheiro de forma parcelada para a compra de um bem desejado.

Para fazer parte, você precisa procurar uma administradora e escolher o valor das parcelas que ela oferece. Ao fechar o contrato, você terá uma cota, que corresponde a sua chance mensal de ganhar a carta de crédito para comprar o caminhão.

Todos os meses a administradora faz o sorteio e um ou mais participantes são contemplados. Também é possível dar um lance, adiantando o processo de contemplação.

Uma observação importante é que o caminhão comprado pelo consórcio é que fica vinculado à administradora do consórcio até que as parcelas sejam todas pagas. Esta mesma prática ocorre no financiamento.

Agora que você já viu todas as vantagens do consórcio, aproveite para fazer uma simulação de seu novo caminhão no site do Consórcio Iveco.

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!