Educação Financeira

Entenda os motivos de o consórcio não ter juros

24 Apr 24
2 min

Está em dúvida por que no consórcio não existe a cobrança de juros? Então, confira neste blog post os motivos e quais taxas realmente fazem parte deste sistema.

Um tema que ainda deixa muita gente intrigada é sobre os juros de consórcio. Você sabia que quem escolhe esta modalidade não precisa pagar juros durante a participação no grupo? Essa é sem dúvida uma grande vantagem, e um bom incentivo, para quem está pensando no assunto.

Mas você sabe por que não existe a cobrança deles? Neste blog post explicamos os motivos e se existe algum outro tipo de cobrança dentro deste tipo de sistema. Confira!

Como funciona o consórcio?

O funcionamento de um consórcio é algo simples. Tudo começa com a união de pessoas interessadas em comprar determinado bem e que formam um grupo para alcançar esse objetivo comum.

Para isso, elas pagam mensalmente determinado valor e concorrem igualmente em um sorteio para saber quem tem direito a usar o montante arrecadado. A contemplação ocorre durante a assembleia, que é realizada todos os meses pela administradora do consórcio, empresa responsável por cuidar de tudo.

Além do sorteio, existe outra forma de ser contemplado. São as ofertas de lance, que correspondem a um percentual que o consorciado oferece como antecipação de suas parcelas. Vence quem apresentar o maior lance.

Por que não existem juros no consórcio?

Muita gente fica em dúvida se consórcio tem juros, mas a resposta será sempre negativa. E o por que disso? O motivo é que o consórcio é um autofinanciamento, no qual as pessoas utilizam 100% de capital próprio.

Lembra que falamos que o consórcio reúne pessoas que contribuem mensalmente para adquirir determinado bem? Então, como são elas mesmas que bancam a compra, não há motivos para a cobrança de juros.

Em uma operação de financiamento, por exemplo, a situação é bem diferente. A cobrança dos juros ocorre porque você toma uma quantia emprestada e o banco cobra essa antecipação. 

Entendeu agora porque não existem juros de consórcio? Apesar disso, precisamos esclarecer que algumas taxas são cobradas nessa modalidade. Confira a seguir quais são.

Quais são as taxas presentes no consórcio?

A principal taxa existente no consórcio é a de administração. Ela serve justamente para que a administradora preste os serviços necessários para dar andamento ao grupo. Por exemplo, é ela a responsável por cobrar as prestações e realizar as assembleias.

Essa taxa geralmente é cobrada em percentual. Dependendo da empresa, ela pode chegar a 25% do valor total do plano. No entanto, o montante é diluído nas parcelas. Digamos que, por exemplo, a administradora estabeleceu uma taxa de 20% em um plano de 100 meses. Isso significa que ela corresponde a 0,2% mensal de sua parcela.

Além dessa, é possível que haja cobrança ainda de outras taxas de consórcio. São elas:

  • Fundo de reserva: serve para garantir o funcionamento do grupo em situações como inadimplência. Ela também é cobrada em percentual e diluída por todas as parcelas;
  • Seguro: tem como objetivo assegurar o consorciado em situações difíceis, como no caso de perda da renda ou até mesmo falecimento.

É importante dizer que todas as taxas devem estar descritas no contrato. Por isso, antes de assinar o documento, leia com muita atenção.

Ainda ficou alguma dúvida sobre juros de consórcio? No FAQ do Consórcio Iveco estão as principais perguntas e respostas para você ficar ainda mais por dentro do assunto. 

Ah, aproveite também para fazer uma simulação em nosso site da sua próxima conquista!

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!