Educação Financeira

O que é uma carta de crédito?

28 Mar 24
2 min

Estar com a carta de crédito em mãos é o desejo de qualquer participante de consórcio. Saiba o que ela significa e quanto tempo leva para conquistá-la, aqui.

Receber a carta de crédito é o momento mais esperado de todo consorciado. Afinal, é ela que dá direito à compra do tão desejado bem.

Mas você sabe quanto tempo leva para ganhar a carta contemplada e o que ocorre depois que ela é entregue? Neste blog post, vamos tirar estas e outras dúvidas sobre o assunto.

Como funciona o consórcio de caminhões?

De modo geral, o consórcio de caminhões é igual aos demais consórcios, no qual pessoas se reúnem com o mesmo objetivo para adquirir um determinado bem. Para isso, elas devem contribuir mensalmente, formando uma poupança conjunta.

Esta é uma modalidade de compra parcelada que apresenta vantagens como a isenção de juros e a possibilidade de adquirir um bem com valor maior, mesmo sem todo o dinheiro para pagá-lo à vista.

Cada consorciado recebe uma cota, que pode ser contemplada através de sorteio ou lance. Quem ganhar tem acesso à carta de crédito.

O que é a carta de crédito?

Este é o documento que o consorciado recebe no momento da contemplação. Com ele em mãos, é possível comprar o caminhão descrito no plano.

A carta de crédito é um documento que a administradora do consórcio libera para você, a fim de negociar o bem desejado. Em momento algum, o valor é depositado em sua conta. A compra é feita diretamente entre administradora e concessionária.

Resumindo, é como se você recebesse um vale-compra para adquirir o caminhão.

Quanto tempo demora até ser contemplado?

A contemplação em um consórcio pode ocorrer de duas maneiras: sorteio o lance. No caso do sorteio, ele é feito mensalmente durante todo o tempo de duração do grupo. Por exemplo, se seu grupo tem duração de 24 meses, serão realizados, pelo menos, 24 sorteios.

Neste caso, como se trata de sorteio, você pode tanto ser contemplado já no primeiro mês quanto no último. Tudo depende da sua sorte.

Já no lance, a pessoa pode oferecer uma determinada quantia como forma de antecipar o pagamento das parcelas. Quem apresenta o maior lance é que leva a carta de crédito.

O que fazer depois de ser contemplado?

Viva, chegou o tão esperado momento: sua cota foi contemplada e você recebeu a carta de crédito. O que fazer agora?

A administradora vai solicitar alguns documentos pessoais seus. Além disso, para garantir que o participante continue honrando o pagamento das mensalidades até o fim, ela também pode exigir algumas garantias antes de liberar a carta contemplada.

Na contemplação, é preciso estar com o nome limpo e as parcelas em dia. Caso contrário, o consorciado perde a chance de receber a carta.

Geralmente, o período estipulado para utilizar a carta de crédito varia entre 90 e 190 dias, dependendo do que está previsto em contrato.

Viu como é simples o consórcio de caminhões e veículos pesados? Se, ainda assim, ficou alguma dúvida, consulte o site do Consórcio Iveco. Estamos esperando sua visita!

 

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!