Dicas da Iveco

Quanto tempo dura um consórcio de caminhão?

19 Apr 24
3 min

Está pensando em fazer um consórcio, mas ainda possui dúvidas sobre o tempo de duração dele? Neste blog post esclarecemos todos os seus questionamentos. Confira!

Você sabe quanto tempo dura um consórcio de caminhão? Essa geralmente é uma das primeiras perguntas feitas por quem considera essa modalidade como opção de compra.

O consórcio para caminhões é uma solução confiável e segura, com pouca burocracia e nenhuma cobrança de juros. Por isso, é uma maneira bastante procurada por quem necessita comprar um modelo novo ou renovar a frota.

Se você fica na dúvida em aderir a um consórcio por desconhecer o seu tempo de duração, convidamos a acompanhar este blog post. Vamos esclarecer de uma vez por todas essa questão. Boa leitura!

Como funciona o consórcio de veículos pesados?

Antes de você entender quanto tempo dura um consórcio de caminhão, precisamos explicar como ele funciona. O conceito é basicamente o mesmo de qualquer outro consórcio, no qual um grupo de pessoas se une  para comprar determinado bem.

No caso do consórcio de veículos pesados, a diferença é que o valor da carta de crédito é superior aos de automóveis de passeio. E, por isso, os prazos também costumam ser maiores.

Depois de formar um grupo, essas pessoas contribuem mensalmente para a compra do caminhão. Assim, elas formam uma poupança em comum.

Então, uma vez ao mês, uma delas recebe uma carta de crédito liberando a compra. Para isso, é feito um sorteio entre os participantes que estão com as prestações em dia. 

Dessa forma, uma vez contemplado, o sortudo pode ir direto na concessionária que preferir e escolher a marca e o modelo de seu novo veículo. Uma das vantagens é que essa carta dá direito ao consorciado pagar à vista, dando maior poder de negociação para ele.

Quanto tempo dura um grupo de consórcio?

Esta resposta é relativamente simples e complexa ao mesmo tempo. Isso porque o tempo de duração do consórcio vai depender do plano contratado. Ou seja, é preciso levar em conta a quantidade de parcelas e meses que a pessoa escolher.

Digamos que, por exemplo, você optou por um plano de 100 meses. Assim, o  tempo de duração de seu grupo será de pouco mais de oito anos.

Isso não significa que o consorciado terá que esperar esse tempo todo para receber sua carta de crédito. Como já falamos, um sorteio é feito todos os meses para indicar o ganhador. 

Porém, se você não quer depender apenas da sorte, pode oferecer lances como forma de adiantar esse recebimento.

Cabe lembrar que esse lance nada mais é do que o adiantamento do pagamento das prestações. Quem oferece a maior quantia leva a carta de crédito.

É possível escolher a duração do consórcio?

É importante destacar que, antes de assinar o contrato, você deve verificar quanto tempo dura um consórcio de caminhão de seu interesse.

Sim, o consórcio oferece esta facilidade para você. É possível escolher um plano com um número maior de meses ou não. Dessa maneira, quanto maior o prazo mais leve fica a parcela.

O importante antes de qualquer coisa é levar em consideração se o valor das prestações se encaixa com seu orçamento. O atraso de parcelas pode acarretar alguns transtornos como, por exemplo, você ficar impedido de participar dos sorteios nas assembleias.

Por isso, escolha o plano que mais se adequa ao seu orçamento e que atinja suas necessidades da melhor forma possível.

Ficou com alguma dúvida? Nosso FAQ pode ajudar você! Ah, e aproveite também para fazer uma simulação no site do Consórcio Iveco.

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!