Dicas da Iveco

Seguro Prestamista: qual a importância e como funciona?

04 Jun 20
3 min

O seguro prestamista pode auxiliar você e sua família na hora em que mais necessita. Quer entender melhor o que ele significa? Confira o blog post!

Existem muitos tipos de seguro disponíveis no mercado. Seja para carro, para casa ou para viagem, todos eles buscam garantir conforto diante de qualquer problema. 

O seguro prestamista também tem esse objetivo: proporcionar maior tranquilidade nas suas conquistas, como a compra de um veículo ou contratação de um empréstimo.

Com ele, você garante sua proteção e mantém sua família segura em caso de eventualidades. Neste post, vamos te apresentar ainda mais sobre o seguro prestamista e suas vantagens. Acompanhe!

O que é o seguro prestamista?

Essa modalidade de seguro surgiu para assegurar a proteção adicional àqueles que têm prestações para pagar. 

O seguro prestamista tem por objetivo garantir a quitação de uma dívida ou planos de financiamento do segurado em caso de sua morte ou invalidez. 

O primeiro beneficiário deste tipo de seguro, até o limite da dívida, será sempre a empresa credora. Com isso, o segurado contará com a tranquilidade de ter a sua dívida quitada, deixando sua família livre de obrigações financeiras caso aconteça algum imprevisto.

Por que o seguro prestamista é importante?

Para o consórcio que concede o crédito, por exemplo, o seguro prestamista é uma garantia ao segurado de que sua família não terá que arcar com as suas parcelas se algo acontecer.

Já para quem não tem patrimônio, esse seguro é comparado a uma proteção social, visto que seu objetivo é evitar a perda de algum bem adquirido.

Alguns exemplos nos quais o seguro prestamista pode ser utilizado são:

  • Consórcios;

  • Empréstimos junto a financeiras e bancos;

  • Cheque especial de bancos;

  • Cartão de crédito (para cobrir o saldo do cartão);

  • Financiamentos de bens (imóveis, veículos, etc); 

  • Empréstimos com pagamento consignado em folha.

Como contratar esse tipo de seguro?

O seguro prestamista não pode ser comprado diretamente com a seguradora. Sua venda pode ocorrer na loja em que você comprou um produto e deve ser contratado após o preenchimento dos requisitos necessários.

Na hipótese de ocorrer um desses riscos previstos na apólice, essa dívida terá aprovação e será integralmente quitada com o credor e o saldo remanescente pago ao beneficiário indicado pelo segurado.

O valor do seguro prestamista leva em consideração 3 fatores

  1. Custo das prestações;

  2. Vencimento das parcelas;

  3. Idade do segurado. 

Isso porque o risco para um crédito mais caro e mais longo é maior do que aquele para produtos mais baratos e com prazos curtos. 

Quais são os benefícios do seguro prestamista?

A última coisa que queremos ao adquirir um consórcio é que algum imprevisto aconteça, não é mesmo? Mas tem situações que fogem do nosso controle. É por isso que o seguro prestamista é importante: ele vai garantir que sua dívida seja paga.

Dessa forma, evita que sua família tenha que dar continuidade ao pagamento de toda a dívida, ou a perda de bens, diante de uma ocorrência que te impossibilite de manter o compromisso.

Por outro lado, garante à instituição credora o recebimento do valor contratado.

Sendo assim, você é o segurado, porque é quem contrata a cobertura. Mas, o primeiro beneficiário sempre quem concedeu o crédito. 

----

O Consórcio Iveco também oferece o seguro prestamista aos seus consorciados. Veja mais no vídeo abaixo:

Disponibilizamos tanto para quem vai contratar quanto para quem já contratou. Se você já é consorciado e tem dúvidas é só entrar em contato com o vendedor ou pelo e-mail seguroprestamista@consorcioiveco.com.br.

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!