Dicas da Iveco

Tecnologia para gestão de frotas: por que investir nisso?

18 Apr 24
3 min

Você sabia que investir em tecnologia para gestão de frotas, além de aumentar a segurança, contribui para uma redução de custos? Entenda mais agora mesmo!

A revolução digital mudou vários ramos do mercado, afetando positivamente muitos setores que já a adotaram em seus negócios. E para quem trabalha com veículos comerciais isso não é diferente, afinal, investir em tecnologia para gestão de frotas é uma forma de avançar na logística e aumentar a produtividade.

Veja neste blog post os principais benefícios de adotar esse investimento!

Maior controle da operação

Questões com relação ao consumo de combustível, planejamentos de manutenção, paradas com motor ligado e RPM elevado, entre outras, podem ser facilitadas com o uso de um software que possibilita controlar as operações. 

Dessa forma, é possível monitorar esses e vários outros indicadores de acordo com cada necessidade. Além disso, pode ser feita a análise do desempenho do veículo, mantendo-o em seu bom funcionamento, identificando maiores gastos, acompanhando a trajetória dos motoristas e traçando medidas para melhorias.

Melhora na segurança dos motoristas

A segurança do condutor, de outros integrantes e do veículo precisa ser resguardada. Todos os indicadores citados acima, por exemplo, servem para garantir que as rotas sejam mais tranquilas e seguras para todos.

Também, adotar a tecnologia para gestão de frotas possibilita fiscalizar questões legais, a jornada de trabalho, os intervalos, etc. E esse investimento aumenta a segurança contra roubo de cargas, uma vez que se torna possível localizar o veículo durante a viagem.

Prevenção de acidentes

Por falar em segurança, a prevenção de acidentes também é um dos benefícios da tecnologia para gestão de frotas. Isso porque, ao acompanhar a jornada do motorista, torna-se possível identificar os comportamentos que podem colaborar para que acidentes aconteçam.

O software é capaz de apurar essas ações, como: distração, uso de celular, freadas bruscas em curvas, excesso de velocidade, uso de cigarros ao volante, etc.

Diminuição de custos

Para manter o negócio funcionando é preciso saber gerenciar muito bem o orçamento, certo? Com a tecnologia para gestão de frotas, controlar os gastos torna-se uma tarefa mais simples e eficiente.

Afinal, um software possibilita analisar os custos de cada frota e identificar as falhas operacionais que resultam na perda de dinheiro. Além disso, otimizam os processos de modo que gere maior economia no tempo e aumento do lucro.

Automatização e padronização dos processos

A automatização permite que tarefas sejam executadas sem a intervenção de uma pessoa. Isso auxilia na otimização das rotas e também na padronização dos processos, uma vez que é possível obter serviços personalizados de acordo com cada necessidade.

Por exemplo, procedimentos como preenchimento de relatórios e inserção e concentração de informações são cruciais para a tomada de decisão. A tecnologia para gestão de frotas agiliza essas questões e evita que erros sejam cometidos.

Armazenamento de dados

O armazenamento de dados é outro benefício de investir em tecnologia para gestão de frotas. Isso porque o software é capaz de construir uma base confiável de informações assertivas.

Com isso, a definição de estratégias se torna mais fácil e segura, afinal, há a possibilidade de interpretar e processar os dados para corrigir as falhas operacionais que possam surgir.

Conseguimos te ajudar a entender a importância de investir em tecnologia para o seu negócio? Esperamos que sim! E outro excelente investimento que você pode fazer é renovar a sua frota com o Consórcio Iveco. Faça uma simulação e veja como podemos ajudar! 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!