Dicas da Iveco

Tipos de frete: quais são e como funcionam?

04 May 24
3 min

Quer saber quais são os tipos de frete e como acertar nos orçamentos? Clique no nosso artigo e conheça os fatores que interferem no orçamento desse serviço!

Quando falamos em frete, o que nos vem à cabeça é o transporte de mercadoria de um ponto até outro, certo? Essa definição está certa mas não totalmente completa, porque existem vários fatores que interferem nesse processo. É sobre isso que falaremos nesse conteúdo!

Quer entender mais sobre tipos de frete e acertar nos orçamentos? Então confira nosso artigo. Boa leitura!

Conheça os principais tipos de frete e como funcionam

Existem diversos fatores que influenciam esse serviço. A carga vai seguir por responsabilidade da empresa ou do comprador? A mercadoria será entregue no endereço do remetente? 

Veja as diversas possibilidades de tipos de frete rodoviário a seguir:

De acordo com a responsabilidade

CIF (Cost, Insurance and Freight)

Essa sigla traduzida para nosso idioma significa Custo, Seguro e Frete. Nessa modalidade, a pessoa que vende é responsável por todos os custos e riscos da mercadoria. 

Ou seja, as despesas com o frete, seguro e impostos ficam a cargo dela. Claro, o custo de tudo é diluído no valor da mercadoria, que é considerada entregue somente quando chega ao cliente.

FOB (Free on board)

No caso do FOB – que em português significa “livre a bordo” -, quer dizer que quem está comprando assume todos os riscos e custos do transporte da mercadoria. Desta maneira, o vendedor fica livre de qualquer responsabilidade depois que o produto é embarcado.

De acordo com o modelo de contratação

Normal

O frete normal ocorre quando a transportadora ou prestador de frete busca a mercadoria no remetente e a deixa no destinatário, ou comprador. 

Nesse caso a transação é direta, sem o envolvimento de outra empresa de transporte. Por isso é a operação mais comum dos tipos de frete.

Subcontratação

Como o próprio termo se refere, uma segunda empresa de transporte entra em cena neste serviço. Ela é que fará o frete, como se fosse uma terceirizada, para a transportadora principal. Em muitas situações que demandam prazos de entrega apertados, essa é sem dúvida uma boa saída.

Redespacho

Neste caso, a empresa de transporte executa uma parte do frete, indo de um destino A até B, por exemplo, e subcontrata outra para levar do ponto B ao C.

Redespacho intermediário

Nessa modalidade, o que muda é que a empresa contratada não coleta o material na origem, porque recebe de outra transportadora. Além disso, não é responsável por entregar no destino, já que vai deixar a carga para um terceiro prestador.

Vinculado a multimodal

Este ocorre quando envolve mais de um tipo de meio de deslocamento, ou modal. Por exemplo, o frete é realizado parte por rodovias e outra através de navio.

De acordo com volume de carga

Carga fracionada X carga lotação

A carga fracionada é aquela com volume reduzido ou poucos itens. Um exemplo são as lojas de e-commerce, que vendem um ou dois itens para determinado cliente. 

Neste caso, quem faz o frete não vai sair apenas para levar uma mercadoria para determinado endereço. Geralmente nesse caso as várias empresas vendedoras se reúnem para enviar seus produtos, dividindo os custos do frete.

No caso da lotação, ou carga completa, toda a capacidade do veículo é ocupada pela mercadoria que a empresa precisa despachar. Neste caso, não há o compartilhamento do frete.

Peso da carga

Por fim, o peso também influencia diretamente nos tipos de frete. Imagine que um determinado cliente peça o transporte de um maquinário. 

Este pode até não ocupar todo o espaço do caminhão, mas seu peso esgota a capacidade máxima do veículo. Por isso, estabelecer um peso mínimo e máximo pode ajudar na hora do orçamento.

--
Como vimos, diversos fatores influenciam nos custos e cobranças do serviço de transporte. Então, antes de fechar o frete, o ideal é levar em conta todas as condições. Assim, as chances de fazer um bom negócio são muito maiores!

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!