Dicas da Iveco

Vida de caminhoneiro: 5 dicas para melhorar a rotina de sono

25 Apr 24
3 min

O sono vem atrapalhando você durante suas viagens? Então, confira algumas importantes dicas que podem contribuir para melhorar sua rotina de sono na estrada.

Muito mais do que atender a uma necessidade fisiológica, a rotina de sono do caminhoneiro deve ser levada a sério. Para quem trabalha dirigindo nas estradas, estar bem descansado é fundamental para ter qualidade de vida e segurança.

É justamente nesse momento de descanso que o corpo se recupera, equilibrando o sistema imunológico, endócrino, neurológico e diversas outras funções. Assim, o ideal é que o caminhoneiro durma entre 7 e 9 horas por noite e realize paradas a cada duas horas de direção, com descansos de 20 minutos.

Se você sofre com esse problema e quer saber como melhorar o sono este blog post vai apresentar dicas para ajudá-lo. Confira!

Como melhorar a rotina de sono na estrada

Para o caminhoneiro o sono é um verdadeiro aliado da produtividade, por isso deve ser regulado da melhor forma. Motorista que dirige com vontade de dormir está colocando a sua vida e a de outros condutores em risco. Isso porque muitos acidentes ocorrem justamente quando a exaustão chega e com ela o cochilo ao volante.

A boa notícia é que, com algumas dicas, é possível melhorar a rotina de sono do caminhoneiro. Confira a seguir como colocá-las em prática. 

1.   Planeje os períodos de sono

Sempre que possível ajuste o sono conforme sua rotina de trabalho. Estabeleça horários, mesmo que você não se sinta cansado. O importante é fazer com que sua mente entenda que aquele momento é para “desligar”. 

2.   Não fracione o sono ao longo do dia

Evitar dormir em vários períodos do dia é uma das maneiras de como melhorar o sono. É que, ao dormir as horas recomendadas seguidas, seu corpo consegue se recuperar para o próximo dia. Ao fracionar, seu cérebro não descansa e não consegue completar os ciclos do sono corretamente. 

3.   Evite o sono após as refeições com a alimentação certa

Uma alimentação leve, com poucos carboidratos e mais verduras e legumes, pode ajudá-lo a evitar o sono que sempre aparece depois das refeições. Por isso, busque sempre fazer pratos coloridos e saudáveis, para não sofrer com a sonolência durante o restante do trajeto.

Evite também pular os horários de costume. Assim, você não vai exceder a quantidade na próxima refeição.

Além disso, quando possível, leve sua própria marmita e escolha um cardápio balanceado. Além de contribuir com sua disposição, você também colabora com seu bolso. 

4.   Cuidado com as medicações

O cuidado com as medicações também deve fazer parte da rotina de sono do caminhoneiro. Isso porque, muitas delas, têm como efeito colateral a sonolência. 

Então, verifique sempre a bula para saber se você pode dirigir depois de ingerir o medicamento. Converse também com seu médico e explique a ele sua rotina de trabalho. 

5.   Respeite os seus limites

Não tente ir contra a natureza de seu corpo. O sono chegou? Busque um local seguro para tirar um cochilo. Se estiver com outro condutor, peça a ele para trocar com você a direção do caminhão.

Seja para os motoristas iniciantes ou para os mais experientes, o importante é reconhecer os limites do corpo, entendendo exatamente o momento necessário de descanso.

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!