Dicas da Iveco

Como fazer um plano de manutenção de frota?

04 May 24
3 min

Quer saber como elaborar um plano de manutenção de frota para a sua empresa e quais são as suas vantagens? Confira o passo a passo, em nosso blog post!

O controle de desempenho é um dos pontos mais importantes na segurança dos veículos e motoristas. Porém, quanto maior o número de caminhões, mais difícil se torna a fiscalização das condições de cada um. É aí que entra o plano de manutenção de frota.

Se você tem dúvidas sobre como criar um e quais são as vantagens em fazer isso, confira todas as respostas a seguir. Boa leitura!

Quais são as vantagens do plano de manutenção?

Uma das grandes vantagens ao aplicar o plano de manutenção de frota é que você pode programar melhor a parada do veículo. Além disso, quando tudo está em dia, existe mais segurança e qualidade para a execução do trabalho dos seus motoristas.

Outro ponto a ser destacado é que a gestão de custos passa a ser precisa, já que consertos de ultimaúltima hora tendem a pesar mais no caixa.

Como fazer um plano de manutenção de frota?

Fazer um plano de manutenção de frota não é difícil, mas a implantação pode apresentar alguns desafios. Para ajudá-lo, descrevemos alguns pontos a serem observados. Veja:

Levante a situação atual de cada veículo

Quanto mais informações você tiver de cada veículo, melhor é o diagnóstico das condições sobre cada um. Quilometragem atual, manutenções já feitas e idade devem constar nesse levantamento.

Determine um orçamento para manutenção

Para fazer a manutenção, é necessário que haja recursos financeiros para tal. Neste caso, peça um ou mais orçamentos em diferentes oficinas para saber quanto irá custar o conserto de cada veículo. O ideal é que se tenha uma reserva específica para este tipo de processo. Com isso, você evita ser pego desprevenido.

Pense nos três tipos de manutenção

A manutenção preventiva, como o próprio nome diz, é aquela que previne danos. Por isso, é mais barata e fácil de controlar.

Já a corretiva é aquela feita em veículos com grande quilometragem. Os custos com ela são relativamente mais altos quando comparado à preventiva, pois envolve a troca de peças e mão de obra especializada, por exemplo.

Por fim, a manutenção preditiva tem como objetivo antecipar problemas nos veículos. Para isso, é utilizada a coleta periódica de dados através de equipamentos tecnológicos. Neste caso, exige o investimento em dispositivos específicos.

Desenhe e acompanhe um cronograma

Num plano de manutenção de frota, o acompanhamento do cronograma é fundamental, já que o gestor não pode deixar na revisão todos os carros de uma só vez. Por isso, verifique quais veículos estão em estado mais crítico e elabore uma lista em ordem decrescente de prioridade de parada.

 

Não esqueça de avisar sua equipe sobre a parada de um ou mais veículos, principalmente os motoristas.

Faça verificações e relatórios periódicos

Ao final de cada etapa do plano de manutenção de frota, elabore relatórios para controlar os indicadores de produtividade. Desta forma, o gestor conseguirá analisar em quais pontos a manutenção preventiva pode ser mais assertiva. Além disso, poderá registrar os gastos e o tempo médio de execução de determinadas tarefas.

Viu como um plano de manutenção de frota pode ser importante na prevenção de falhas? Agora que você já sabe por onde começar, é só colocar essas dicas em prática!

 

ACESSE A PLANILHA DE CONTROLE DE FROTA!

--

Quer ficar por dentro mais conteúdos relacionados a este? Visite o blog do Consórcio Iveco.

 

Por Consórcio Iveco
Somos uma empresa de consórcios, que desde 1998 oferece os melhores planos para ampliação e renovação de frotas.

Fique por dentro de nossas novidades!